top of page

CONVIDADOS

Anneliese_Meis.jpg

Profa. Dra. Anneliese Meis 

Anneliese Meis Wörmer é membro da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo. Estudou na Alemanha, no Chile e na Itália. Doutora em Teologia Dogmática, é Professora de Antropologia Teológica na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Chile, gerente e Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares em Edith Stein e professora Titular Adjunta.

1DSC00455.JPG

Prof. Dr. Carlos Eduardo Vargas

Doutor e Mestre em Filosofia (PPGF/PUC-PR), sendo graduado em Matemática (UFPR) e em Filosofia (IVF/FAVI).Como professor, lecionou disciplinas relacionadas à filosofia e à matemática nas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, onde atuou em diversos cursos. Sua tese está elencada no Mathematics Genealogy Project da American Mathematical Society. Em 2014, participou do 45º encontro anual do Husserl Circle, realizado no Dartmouth College (Hannover, New Hampshire, Estados Unidos). Desde então, foi aprovado na American Philosophical Association, como Colleague Membership, e aceito como membro na Nordic Society of Phenomenology (Dinamarca), na British Postgraduate Philosophy Association (Inglaterra), no Stein Circle (International Association for the Study of the Philosophy of Edith Stein) e na Sociedade Brasileira de Matemática. Foi incluído no grupo de pesquisa "Linguagem e Cognição" (PUC-PR), cadastrado no diretório do CNPq. É autor de vários livros . Recebeu indicações para academias e prêmios literários. Teve a tese de doutorado indicada para as edições 2016 dos prêmios CAPES e ANPOF de melhores teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil. Publicou artigos em diversos periódicos acadêmicos: Axiomathes (Springer/ Holanda), Ek-stasis (UERJ), Princípios (UFRN), Interações: Cultura e Comunidade, Revista Nures (PUC-SP), Aprender (UESB), Tabulae (FAVI), Revista da Católica (PUC Minas), Revista do IVF e American Journal of Educational Research (Estados Unidos). Também atua como membro do corpo editorial e avaliador de periódicos, além de ter apresentado trabalhos em diversos eventos (ANPOF, PUC-PR, UNESP, FARESC, UFPR, SIPEQ/UMESP e Dartmouth College).

228595_1923967372841_7795483_n.jpg

Profa. Dra. Suzana F. B. Carneiro

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2016), com mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e especialização em Teologia da Evangelização pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2005). Atuou profissionalmente em atendimento clínico psicológico, em escola de educação infantil da rede particular de ensino e na formação de equipes que atuam na área da educação. Realizou estágio como Assistente Docente da Profa. Dra. Vitória Helena Cunha Espósito na disciplina orientação de TCC, da graduação em pedagogia da Faculdade de Educação da PUC-SP (2010-2011) e Estágio PAE no primeiro semestre de 2013 na disciplina Atendimento Clínico II: Psicoterapias e/ou Psicanálise, do Instituto de Psicologia da USP, coordenada pelo Prof. Dr. Andrés Aguirre Antúnez. Realizou intercâmbio acadêmico na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Itália (2014), sob tutela da Profa. Emérita Angela Ales Bello.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 13.13.59.jp

Profa. Dra. Ursula Anne Matthias

Doutora em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz (1996). Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia, história da filosofia, lógica, filosofia da religião, fenomenologia, mulher e filosofia cristã.

ADAIR.jpg

Profa. Dra. Adair Aparecida Sberga

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP-RP); Mestre em Educação - Pastoral Juvenil - pela Università Pontificia Salesiana (UPS-Roma/Itália; Especialização em Gestão de Escolas: Abordagem Administrativa e Pedagógica (Faculdade Pitágoras); Especialização Teórico Prática em Comunicação Social (Universidade São Francisco); Aperfeiçoamento em Programa de Educação e Treinamento (Faculdades Pitágoras); Licenciatura em Pedagogia (UNISAL-LO); Licenciatura e Bacharelado em História (PUC-SP); Licenciatura em Filosofia (FAI-SP); Magistério (Instituto Madre Mazzarello - SP); Diretora Executiva da Rede Salesiana de Escolas; 1ª Vice-Diretora Presidente da Associação Nacional das Escolas Católicas, Coordenadora do Curso de Extensão e Especialização em Pastoral Juvenil Campus Pio XI - UNISAL-SP; Editor-chefe da Revista Científica da ANEC. Exerceu as funções de: Diretora Escolar, Coordenadora Pedagógica, Coordenadora de Pastoral, Coordenadora de Ensino Religioso; Professora de Filosofia e História. Religiosa do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas). Áreas de interesse em pesquisa: Gestão Educacional, Edith Stein, Voluntariado, Pastoral Juvenil.Autora de artigos e livros sobre Voluntariado Jovem e a Formação da Pessoa em Edith Stein.

22449604_1580243725368504_86674383600590

Prof. Dr. Gilfranco L. dos Santos

Doutor em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado UFRN-UFPB-UFPE (2011), com mestrado e graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Leciona nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Foi professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2009-2014), do Instituto Salesiano de Filosofia do Recife (2007-2008) e da Faculdade de Filosofia de Caruaru (2007-2008). Tem desenvolvido pesquisas no campo da fenomenologia e da hermenêutica, especialmente em torno do pensamento de Martin Heidegger e Edith Stein, bem como das relações desse pensamento com a filosofia antiga, em particular, Platão e Aristóteles. Publicou o livro Tempo e História na Hermenêutica Bíblica (Loyola, 2009) e organizou o livro Edith Stein: a pessoa humana na Filosofia e nas Ciências Humanas (2014).

​

pp.jpg

Prof. Dr. Miguel Mahfoud

Doutor em Psicologia Social (1996), com mestrado em Psicologia (1990) e graduação em Psicologia (1980), todos pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou estudos de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2004). É editor da Revista Memorandum: memória e história em psicologia (1676-1669). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, cultura popular, experiência religiosa, comunidades tradicionais e psicologia e cultura, além de plantão psicológico. Nos últimos anos, vem desenvolvendo o conceito de "experiência elementar" em suas implicações para a psicologia.

20728051_473701562997375_836166486513884

Prof. Dr. Juvenal Savian Filho

Doutor em Filosofia pela USP, sob orientação da filósofa Marilena Chaui, diplomado em Teologia pela UPS (Roma), sob orientação do teólogo Francisco Catão, especialista em Filosofia Medieval e estagiário do CNRS (Paris/Villejuif), sob orientação de Anca Vasiliu[C1] . Atualmente, é professor de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. Coordenador do Grupo de Trabalho Edith Stein e o Círculo de Gotinga da ANPOF.

agnaldo_portugal.jpg

Prof. Dr. Agnaldo C. Portugal

É Professor Associado da Universidade de Brasília, onde leciona desde 1991. Trabalha principalmente com as áreas de Filosofia da Religião e Filosofia da Ciência em projetos dedicados aos seguintes temas: relação entre religião e ciência, experiência religiosa, raciocínio indutivo, bayesianismo e racionalidade da crença em Deus. Foi presidente da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR) entre 2010 e 2015, é um dos coordenadores do GT de Filosofia da Religião da SOTER e coordenador do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião da UnB. Tem graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (1988), graduação em Antropologia pela UnB (1992), especialização em Filosofia da Religião pela PUC Minas (1991), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Filosofia da Religião pelo King's College da Universidade de Londres (2003).

marcio_gimenes2.jpg

Prof. Dr. Marcio G. de Paula

Possui graduação em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), graduação em teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Independente (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto IV do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília , membro colaborador e pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (integrado em projeto de investigação sobre Filosofia da Ação e Valores e em projeto de tradução das obras de Kierkegaard), membro da SOBRESKI (Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard), da Associação Brasileira de Filosofia da Religião, do GT de Filosofia da Religião da ANPOF, do Grupo de Filosofia da Religião da UnB, do Grupo de pesquisa sobre a obra de Kierkegaard da UNISINOS, do Grupo Crítica e Modernidade da UNICAMP, do Grupo de Pesquisa de Ética e Política da UnB, do Grupo Crítica e Subjetividade da UFES e da Sociedade Feuerbach Internacional. Suas pesquisas versam sobre Filosofia da Religião, Ética, Kierkegaard e cristianismo.

50324163_139705083616596_243230467052221

Profa. Dra. Maria Célia Santos

​

​

Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade do Porto - Portugal; Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2008), atuando principalmente nos seguintes temas: Deus, Natureza, Finalidade, Homem, Mundo; Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003); Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005); Graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2006). 

Alfieri - Foto.jpg

Prof. Dr.

FRANCESCO ALFIERI

​

Doutor em filosofia e professor de Fenomenologia da Religião na Pontifícia Universidade Lateranense (Cidade do Vaticano). De 2008 a 2014 coordenou seminários sobre a fenomenologia de Edith Stein e de Hedwig Conrad-Martius na Universidade de Bari. É secretário de redação da revista Aquinas, bem como faz parte do Conselho Editorial da Analecta Husserliana: The Yearbook of Phenomenological Research, dos Heidegger Studies e da Coleção Obras de Edith Stein. É membro do Comitê Científico das revistas Humanitas, Metafizika (Azerbaijão) e da revista internacional Eternity and Contradiction: Journal of Fundamental Philosophy (E&C). Responsável pelo arquivo e membro do Conselho Diretor do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche (Roma), filiado ao World Phenomenology Institute (Hanover, EUA). Em 2016 foi nomeado pelo Prof. Friedrich-Wilhelm von Herrmann seu assistente particular. Em 2017, obteve, por meio de concurso público, a Abilitazione Scientifica Nazionale (Habilitação Científica Nacional) para exercer as funções de professor universitário de Filosofia Teorética (setor 11/C1) e Filosofia Moral (setor 11/C3). Recentemente, tornou-se diretor científico da edição crítica em língua italiana das Obras Completas de Hedwig Conrad-Martius, bem como de uma coleção de filosofia centrada no pensamento de Anna-Teresa Tymieneicka, ambas da editora Morcelliana. Suas pesquisas se concentram na fenomenologia alemã, em particular, na influência da filosofia medieval sobre as investigações realizadas por alguns expoentes dos círculos fenomenológicos de Gotinga e Munique, tais como, Edith Stein e Hedwig Conrad-Martius. O principium individuationis e as relações intersubjetivas foram dois dos temas amplamente desenvolvidos pelo autor. Nos últimos anos, tem se dedicado a aprofundar também a questão da “fenomenologia da vida” de Anna-Teresa Tymieniecka. Dentre suas publicações, destacam-se Die Rezeption Edith Steins: Internationale Edith-Stein-Bibliographie 1942-2012 (Würzburg: Echter, 2012) e La presenza di Duns Scoto nel pensiero di Edith Stein: la questione dell’individualità (Brescia: Morcelliana, 2014; tradução inglesa The Presence of Duns Scotus in the Thought of Edith Stein. The Question of Individuality, “Analecta Husserliana” 120. Dordrecht: Springer, 2015; tradução romena Problema individualităţii: presenÅ£a lui Duns Scotus în gîndirea lui Edith Stein. Oradea: Ratio et Revelatio, 2015; tradução portuguesa A presença de Duns Escoto no pensamento de Edith Stein: a questão da individualidade. São Paulo: Perspectiva, 2016). No Brasil, está publicado seu livro Pessoa humana e singularidade em Edith Stein: uma nova fundação da antropologia filosófica (São Paulo: Perspectiva, 2014). Em 2016 publicou um livro sobre os Schwarze Hefte (Cadernos pretos) de Martin Heidegger, em conjunto com o Prof. Friedrich-Wilhelm von Herrmann, intitulado Martin Heidegger: la verità sui Quaderni neri (Brescia: Morcelliana, 2016; tradução alemã Martin Heidegger: die Wahrheit über die Schwarzen Hefte. Berlin: Duncker & Humblot GmbH, 2017; tradução francesa Martin Heidegger: la vérité sur ses Cahiers noirs. Paris: Gallimard, 2018); recentemente, novamente em parceria com o Prof. Friedrich-Wilhelm von Herrmann, publicou a tradução italiana Martin Heidegger, Fritz Heidegger: carteggio 1930-1949.

bottom of page